Quem foi Dr. Edward Bach, médico inglês que descobriu os florais de Bach?


O Dr. Edward Bach nasceu em Moseley, subúrbio de Birmingham, na Inglaterra, em 24 de setembro de 1886. Aos 20 anos ingressou na Faculdade de Medicina de Birmingham e terminou seus estudos no Hospital Universitário de Londres, em 1912. Trabalhando como médico alopata, o Dr. Bach demonstrava um desconforto com a abordagem da medicina, que considerava apenas a doença e seus sintomas.

Seu descontentamento acabou o levando a se interessar por outros ramos da medicina. Ingressou na Immunity School e logo em seguida passou a trabalhar como patologista e bacteriologista, evidenciando sua busca por uma medicina que evitasse a doença no ser humano, e não apenas tratasse sintomas.

Aos 31 anos, o Dr. Bach sofreu uma forte hemorragia. Passou, então, por um processo cirúrgico e foi diagnosticado com câncer. Deram-lhe apenas três meses de vida. Contrariando o diagnóstico de seus médicos, o Dr. Bach viveu por mais 19 anos! Em 1919, ele ingressou no London Homoeopathic Hospital. Ao entrar em contato com a obra de Hahnemann, o pai da homeopatia, ele reconheceu uma abordagem que estava em linha com aquilo que ele acreditava: o foco deveria estar no doente, e não na doença e seus sintomas.

Na década de 20, ele era um médico reconhecido e trabalhava com uma equipe de assistentes. Foi quando desenvolveu os sete nosódios de Bach, que ainda hoje são usados na homeopatia para tratar doenças do trato intestinal. Em 1930, decidiu abandonar sua carreira bem sucedida, fechar seu consultório e seu laboratório em Londres e partir em busca de uma nova forma de cuidar. Entre 1930 e 1935, o Dr. Bach descobriu as 38 essências florais de Bach, sistema que tem como foco os estados emocionais das pessoas e visa a recuperação, manutenção e promoção da saúde.

Hoje, os florais são usados por pessoas no mundo todo, já foram citados por profissionais da Organização Mundial da Saúde e mais recentemente foram incluídos pelo Ministério da Saúde como uma prática integrativa e complementar em saúde (PICS) no Sistema Único de Saúde (SUS).


Luciana Chammas

  • Logotipo Facebook
  • Logotipo do YouTube
  • Logotipo do Pinterest
  • Logotipo do Instagram