Parte 4 – Lala e seu trabalho


Quando eu era criança eu já trabalhava duro no cultivo do arroz, mas há sete anos, depois que o turismo começou por aqui eu comecei a ir para o centro e aprendi inglês sozinha para poder ser guia, isso faz sete anos. Foi bom isso! As coisas melhoraram.

– Lala quanto você ganha para ser guia?

As agências pagam 3.000 baht (o que equivale a $100,00) por semana mais uma gorjeta ou outra.

⁃ E isso dá para viver?

“Dá para comer um pouco e comprar uma coisa ou outra. Meu marido planta milho e arroz e corta lenha, cuida das coisas lá. Eu gosto do meu trabalho, gosto de conhecer gente. Eu fiz uns amigos australianos e eles vão me mandar livros para eu aprender a escrever em inglês, eu quero aprender. Faço amigos de todo mundo, vocês já são meus amigos. Eu tenho Facebook, mas não sei escrever lá, a gente pode ser amiga no face. Eu quero que os meus meninos estudem, mas a faculdade é paga e só em Hanoi, mas quem sabe.

⁃ Os homens não trabalham?

Na rua pouco, eles não aprendem inglês. E os que estudaram não ficam aqui.


Eu? Eu fico olhando para aquele bebê de alma leve e futuro determinado e sinto algo inexplicável. A diferença cultural não me permite saber o que isso significa para ela, se for pelo seu sorriso, diria que está feliz, mas a mim me causa indignação na forma como a mulher Black Hmong é explorada e submissa sem saber que é.


Paula Dutra

  • Logotipo Facebook
  • Logotipo do YouTube
  • Logotipo do Pinterest
  • Logotipo do Instagram